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Programa de Pós-Graduação em Biologia Química

Fluxo para Matrícula

O fluxo de matrícula no PPG-BQ é contínuo.

Para a escolha do orientador, o candidato deverá contatar previamente um dos orientadores credenciados no Programa.

A matrícula no PPG-BIOLOGIA QUÍMICA é dividida em duas etapas. A primeira, denominada pré-matrícula, consiste na entrega da documentação e do projeto de pesquisa. Após a aprovação do projeto de pesquisa, o candidato ao mestrado poderá efetivar sua matrícula.

 

Pré-matrícula

Para realizar a pré-matrícula, o candidato  deverá entregar os seguintes documentos impressos:

1. Proficiência em Linguas

1.1 Aprovação no exame de proficiência na língua inglesa

Cultura Inglesa- mínimo de 50% de acerto 

TOEFL - mínimo de 55 pontos 

 IELTS - mínimo de 4,5 pontos

 ITP-TOEFL - mínimo de 400 pontos

1.2 Proficiência na Língua Portuguesa: obrigatória para a efetivação da matrícula de alunos estrangeiros (exceto para candidatos nativos de um país de Língua Portuguesa).

É aceito o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) - http://portal.inep.gov.br/celpebras

IMPORTANTE: o período de validade dos exames de proficiência aceitos pelo programa é de 5 anos.

 

2. Projeto de pesquisa

O Projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e objetiva ocupando no máximo 20 páginas digitadas em espaço duplo. Deve compreender:

  • Capa com assinatura do orientador e do candidato;
  • Título;
  • Resumo (máximo de 20 linhas);
  • Introdução e Justificativa com síntese da bibliografia fundamental;
  • Objetivos;
  • Material e Métodos;
  • Forma de análise dos resultados;
  • Cronograma.

3. Protocolo de submissão do projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP (CEP)  (https://cep.unifesp.br/ou Comissão de Ética no Uso de  Animais (CEUA) Verificar novas orientações (https://www.unifesp.br/reitoria/ceua/banner/195-novas-orientacoes-para-submissao-de-projetos-a-ceua).

4. Carta de aceite do orientador

5. Formulário de pré-matrícula preenchido por digitação, assinado pelo aluno e orientador

6. Documentos pessoais

6.1. Certidão de nascimento ou casamento (cópia autenticada ou cópia simples comprovada com o documento original);

6.2. CPF, RG (ou RNE para estrangeiros), Título de Eleitor e Certificado Militar - quando o ingressante for do sexo masculino (cópia autenticada ou cópia simples comprovada com o documento  original);

6.3. Histórico escolar da graduação e de mestrado (para doutorado) (cópia autenticada ou cópia simples comprovada com o documento original);

6.4. Certificado de conclusão de curso e/ou diploma de graduação e mestrado (para doutorado)(cópia autenticada ou cópia simples comprovada com o documento original);

6.5. Currículo Lattes atualizado;

6.6. Duas Fotos - 3 x 4 coloridas recentes.

 

7. Avaliação de projeto de pesquisa

7.1 Nível mestrado

A efetivação da matrícula está sujeita à aprovação do projeto de mestrado. A Comissão Julgadora avaliará o projeto e emitirá um parecer que será encaminhado à secretaria do PPG-BQ, a qual divulgará o resultado ao candidato e ao orientador no prazo máximo de dez dias.

7.2 Nível doutorado

O candidato deverá realizar uma apresentação oral do seu projeto de pesquisa, com duração de 15 a 20 minutos, para uma Comissão Julgadora (constituída por dois orientadores do PPG-BQ). Em seguida, o candidato será arguido pela Comissão a qual emitirá um parecer que será encaminhado à secretaria do PPG-BQ.

O candidato e o orientador serão informados do resultado no prazo máximo de dez dias.

IMPORTANTE:

Todos os documentos deverão ser entregues na secretaria de pós-graduação, entre os dias 01 a 05 de cada mês (fevereiro a dezembro).  

Os projetos de pesquisa serão avaliados por uma comissão julgadora;

A matrícula só poderá ser efetivada após a aprovação do projeto de pesquisa.  Após aprovação o candidato deverá entregar na secretaria o formulário de efetivação da matrícula, contendo a assinatura do aluno e do orientador.

Efetivação de matrícula

Após a divulgação do resultado, caso aprovado, o candidato poderá efetivar a matrícula no PPG-BQ. Esta etapa consiste no envio do formulário de efetivação de matrícula, que deverá ser preenchido, assinado e entregue na secretaria, impreterivelmente, até o dia 05 do mês corrente.

Para os candidatos aprovados no processo seletivo de bolsistas CAPES, será enviado um e-mail com o link de acesso ao formulário oficial, o qual deverá ser entregue na secretaria, impreterivelmente, até o dia 05 do mês corrente.

 

                              INSTRUÇÕES MATRÍCULA PARA ALUNOS REGULAR.pdf 

OBS: Durantes a  Pandemia  a matrícula  está sendo realizada remotamente.   Informações  o link acima  ou pelo e-mail da secretaria do PPGBQ (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Secretaria de Pós-Graduação – Biologia Química (PPG-BQ)

 Rua São Nicolau, 210, 5° andar - Centro - Cep 09913-030 - Diadema – SP

Telefone: (+55 11) 4044-0500 (ramal 3511)

E-mail:  secretaria.posbq@unifesp.br

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