O fluxo de matrícula no PPG-BQ é contínuo.
Para a escolha do orientador, o candidato deverá contatar previamente um dos orientadores credenciados no Programa.
A matrícula no PPG-BIOLOGIA QUÍMICA é dividida em duas etapas. A primeira, denominada pré-matrícula, consiste na entrega da documentação e do projeto de pesquisa. Após a aprovação do projeto de pesquisa, o candidato ao mestrado poderá efetivar sua matrícula.
Pré-matrícula
Para realizar a pré-matrícula, o candidato deverá entregar os seguintes documentos impressos:
1. Proficiência em Linguas
1.1 Aprovação no exame de proficiência na língua inglesa
Cultura Inglesa- mínimo de 50% de acerto
TOEFL - mínimo de 55 pontos
IELTS - mínimo de 4,5 pontos
ITP-TOEFL - mínimo de 400 pontos
1.2 Proficiência na Língua Portuguesa: obrigatória para a efetivação da matrícula de alunos estrangeiros (exceto para candidatos nativos de um país de Língua Portuguesa).
É aceito o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) - http://portal.inep.gov.br/celpebras
IMPORTANTE: o período de validade dos exames de proficiência aceitos pelo programa é de 5 anos.
2. Projeto de pesquisa
O Projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e objetiva ocupando no máximo 20 páginas digitadas em espaço duplo. Deve compreender:
- Capa com assinatura do orientador e do candidato;
- Título;
- Resumo (máximo de 20 linhas);
- Introdução e Justificativa com síntese da bibliografia fundamental;
- Objetivos;
- Material e Métodos;
- Forma de análise dos resultados;
- Cronograma.
3. Protocolo de submissão do projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP (CEP) (https://cep.unifesp.br/) ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) Verificar novas orientações (https://www.unifesp.br/reitoria/ceua/banner/195-novas-orientacoes-para-submissao-de-projetos-a-ceua).
4. Carta de aceite do orientador
5. Formulário de pré-matrícula preenchido por digitação, assinado pelo aluno e orientador
6. Documentos pessoais
6.1. Certidão de nascimento ou casamento (cópia autenticada ou cópia simples comprovada com o documento original);
6.2. CPF, RG (ou RNE para estrangeiros), Título de Eleitor e Certificado Militar - quando o ingressante for do sexo masculino (cópia autenticada ou cópia simples comprovada com o documento original);
6.3. Histórico escolar da graduação e de mestrado (para doutorado) (cópia autenticada ou cópia simples comprovada com o documento original);
6.4. Certificado de conclusão de curso e/ou diploma de graduação e mestrado (para doutorado)(cópia autenticada ou cópia simples comprovada com o documento original);
6.5. Currículo Lattes atualizado;
6.6. Duas Fotos - 3 x 4 coloridas recentes.
7. Avaliação de projeto de pesquisa
7.1 Nível mestrado
A efetivação da matrícula está sujeita à aprovação do projeto de mestrado. A Comissão Julgadora avaliará o projeto e emitirá um parecer que será encaminhado à secretaria do PPG-BQ, a qual divulgará o resultado ao candidato e ao orientador no prazo máximo de dez dias.
7.2 Nível doutorado
O candidato deverá realizar uma apresentação oral do seu projeto de pesquisa, com duração de 15 a 20 minutos, para uma Comissão Julgadora (constituída por dois orientadores do PPG-BQ). Em seguida, o candidato será arguido pela Comissão a qual emitirá um parecer que será encaminhado à secretaria do PPG-BQ.
O candidato e o orientador serão informados do resultado no prazo máximo de dez dias.
IMPORTANTE:
Todos os documentos deverão ser entregues na secretaria de pós-graduação, entre os dias 01 a 05 de cada mês (fevereiro a dezembro).
Os projetos de pesquisa serão avaliados por uma comissão julgadora;
A matrícula só poderá ser efetivada após a aprovação do projeto de pesquisa. Após aprovação o candidato deverá entregar na secretaria o formulário de efetivação da matrícula, contendo a assinatura do aluno e do orientador.
Efetivação de matrícula
Após a divulgação do resultado, caso aprovado, o candidato poderá efetivar a matrícula no PPG-BQ. Esta etapa consiste no envio do formulário de efetivação de matrícula, que deverá ser preenchido, assinado e entregue na secretaria, impreterivelmente, até o dia 05 do mês corrente.
Para os candidatos aprovados no processo seletivo de bolsistas CAPES, será enviado um e-mail com o link de acesso ao formulário oficial, o qual deverá ser entregue na secretaria, impreterivelmente, até o dia 05 do mês corrente.
INSTRUÇÕES MATRÍCULA PARA ALUNOS REGULAR.pdf
OBS: Durantes a Pandemia a matrícula está sendo realizada remotamente. Informações o link acima ou pelo e-mail da secretaria do PPGBQ (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)