Programa de Pós-Graduação em Biologia Química

QUALIFICAÇÃO E DEFESA DE DOUTORADO

QUALIFICAÇÃO

1. Período:

O período para a realização do Exame de Qualificação de Doutorado será entre 12 e 30 meses após a matrícula.

2. Exigências:

Para realizar a qualificação o aluno deverá:

1. Ter cumprido TODOS os créditos exigidos (40 créditos);
  2. Encaminhar à Secretaria do PPG-BIOLOGIA QUÍMICA o formulário de qualificação, com antecedência mínima de 2 meses;
  3. Encaminhar à Comissão Julgadora o relatório de qualificação com antecedência mínima de 15 dias.

3. Formato do Relatório de Qualificação

O relatório poderá ser apresentado em uma das formas abaixo descritas:

1. Relatório contendo capa, resumo, introdução com justificativa, objetivos, metodologia, resultados, discussão, cronograma com perspectivas futuras e referências bibliográficas.
  2. Formato de publicação internacional na língua inglesa, desde que tenha uma Revisão Bibliográfica introdutória em português.

Em caso de alteração do projeto original, o aluno deverá inserir no relatório uma justificativa, bem como anexar o comprovante de re-submissão do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP.

4. Composição da Comissão Julgadora do Exame de Qualificação:

A Comissão Julgadora estará sujeita à aprovação da CEPG-BQ e deverá ser composta por 3 membros, com titulação mínima de Doutor. O orientador não participará desta comissão. O presidente da banca deverá ser um docente do Campus Diadema ou do PPG-BQ. Recomenda-se que um dos membros desta comissão faça parte da Comissão Julgadora da defesa de doutorado.

5. Sessão pública de Qualificação:

Será constituída de duas fases:

I. Exposição oral do trabalho, com duração de 20 a 30 minutos;

II. Arguição do candidato pela Comissão Julgadora – cada examinador poderá realizar suas considerações no período máximo de 30 minutos. O candidato contará com igual tempo para suas respostas.

Em caso de reprovação, o aluno poderá submeter-se a novo exame no prazo máximo de seis meses. Em caso de nova reprovação, o aluno será desligado do programa.

Caso o aluno não consiga qualificar em até 30 meses, deverá ser solicitado, com antecedência mínima de dois meses, um pedido de prorrogação oficial à CEPG-BQ. O formulário de prorrogação do prazo de qualificação deverá ser entregue na secretaria do PPG-Biologia Química.

DEFESA

1. Prazos:

O tempo mínimo para defesa do doutorado é de 24 meses e o máximo de 48 meses. Finalizado o prazo de 48 meses, será permitido prorrogação de no máximo 6 meses. O formulário de prorrogação do prazo de defesa deverá ser entregue na secretaria do PPG-Biologia Química. Casos omissos serão analisados pela CEPG-BQ.

2. Exigências:

O doutorando deverá ter:

- 1 (um) artigo submetido como primeiro autor e 1 (um) artigo aceito / publicado ou 1 (uma) patente depositada, com autoria em qualquer posição, no período do doutorado.

- 1 (um) artigo aceito /publicado como primeiro autor, no período do doutorado.

3. Formato da Tese:

- Formato padrão:

De acordo com o “Manual de normalização de trabalhos acadêmicos”. Para vizualização do manual clique no link ao lado:   ManualNormalizacao.pdf

- Formato opcional:

Segundo o artigo 115 do regimento geral da Pós-graduação da UNIFESP: A tese de Doutorado poderá, opcionalmente, ser apresentada sob a forma de compilação de trabalhos aceitos para publicação, produzidos pelo aluno durante o período em que esteve matriculado regularmente no Programa de Pós-Graduação e, obrigatoriamente abrangendo o tema de seu projeto de tese, sendo que ao menos dois destes trabalhos deverão ter o aluno como primeiro autor.

4. Composição da Comissão Julgadora:

A Comissão Julgadora deverá ser composta por cinco membros titulares e dois suplentes, com titulação mínima de Doutor.

De acordo com o Artigo 124º do Regimento interno da Pós-graduação e Pesquisa da UNIFESP - É vedada a participação, nas Comissões Julgadoras, de cônjuge, companheiro ou companheira e de parentes, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, em relação ao candidato. O PPG-Biologia Química estende esta regra em relação ao orientador e aos membros da Comissão Julgadora.

4.1. Membros titulares:

A Comissão Julgadora da defesa de doutorado será composta por quatro membros titulares e pelo Orientador, que presidirá a banca. Ao menos dois dos membros titulares deverão ser externos à UNIFESP.

Além do orientador, é permitida a participação de dois membros da UNIFESP, desde que sejam de departamentos diferentes. Apenas um membro poderá pertencer ao corpo de Orientadores do PPG-Biologia Química.

4.2. Membros suplentes:

A Comissão Julgadora de defesa de doutorado será composta também por dois membros suplentes, sendo que o primeiro deverá ser externo à UNIFESP e não pertencente ao corpo de Orientadores do PPG-BIOLOGIA QUÍMICA.

5. Sessão pública de Defesa:

Será constituída de duas fases:

I. Exposição oral do trabalho, com duração de 30 a 40 minutos;

Secretaria de Pós-Graduação – Biologia Química (PPG-BQ)

Rua São Nicolau, 210, 5° andar - Centro - Cep 09913-030 - Diadema – SP

Telefone: (+55 11) 4044-0500 (ramal 3511)

E-mail:  secretaria.posbq.unifesp@gmail.com